Eletroencefalograma
Eletroencefalograma
O eletroencefalograma (EEG) é um exame que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo. Como a atividade elétrica espontânea está presente desde o nascimento, o EEG pode ser útil em todas as idades, desde recém-nascidos até pacientes idosos. O EEG fornece uma avaliação temporária da atividade elétrica cerebral no período de realização do exame, que geralmente tem a duração mínima de 20 minutos. Portanto, algumas alterações ocasionais apresentadas pelo paciente, podem não ser detectadas nesse exame.
- Suspeitas de alterações da atividade elétrica cerebral e dos ritmos cerebrais fisiológicos.
- Epilepsia ou suspeita clínica dessa doença.
- Pacientes com alteração da consciência.
- Avaliação diagnóstica de pacientes com outras doenças neurológicas (ex: infecciosas, degenerativas) e psiquiátricas.
O EEG é realizado através da colocação de eletrodos no couro cabeludo, com auxílio de uma pasta condutora que, além de fixá-los, permite a aquisição adequada dos sinais elétricos que constituem a atividade elétrica cerebral. Inicialmente é feito um registro espontâneo da atividade elétrica cerebral durante a vigília (paciente acordado). Se possível, essa atividade é registrada também durante a sonolência e o sono. O registro em todos esses estados aumenta a sensibilidade do método na detecção de diversas anormalidades.
Após o registro espontâneo, podem ser realizadas, a critério médico, as provas de ativação: hiperpnéia (o paciente realiza incursões respiratórias forçadas e rápidas, por 3 a 4 minutos) e fotoestimulação intermitente (coloca-se, frente ao paciente, uma lâmpada que produz flashes com freqüências que variam de 0,5 a 30 Hz). O objetivo deste método é aumentar a sensibilidade do exame, bem como detectar alterações específicas que podem ser provocadas pelas provas de ativação.
Recomendações para EEG e vÍdeo EEG
1. Não aplicar condicionador, cremes, óleos, nem nenhum outro tipo de produto no cabelo
2. Não molhar o cabelo no dia do exame
3. Vir acompanhado
4. Vir bem alimentado
5. Tomar normalmente todas as medicações que faz uso
6. Em caso de adoecimento antes do exame (gripe ou febre), remarcar o exame
7. Dormir apenas 4 horas na noite anterior ao exame
Crianças pequenas até 3 meses – trazer mamadeira se não mama no peito
4 a 11 meses – Trazer com fome e alimentar na hora do exame (não fazer jejum) não deixar dormir no caminho para a clínica.
1 ano até 4 anos – Acordar a criança 3 horas antes do horário habitual. não deixar dormir no caminho para a clínica. trazer com fome e alimentar na hora do exame. (não fazer jejum)